17 novembro 2009

Em tempos de lobisomem


Eu adoro contos e filmes de terror! Terror daqueles brabos que a gente fica no mínimo três dias sem dormir só de pensar nas cenas aterrorizantes... Mas cada dia fica mais difícil encontrar um bom no gênero, pois a tendência é banalizar colocando todos os sustos possíveis de maneira vulgar e dá-lhe ketchup, cabeças e todos os membros arrancados seguidos por gritos e um fundo musical com rock pauleira.

Lembro-me dos imperdíveis filmes do gênero como Os Inocentes, A dança do Vampiro, Bebê de Rosemary, O Exorcista e por aí vai. Daqueles que a gente aproveitava para tirar uma lasquinha do acompanhante, culpando o medo pelo súbito abraço aconchegante dentro do cinema.

Mas o hit do momento é a saga Crepúsculo onde a mocinha é louca pelo vampiro. Não me achem louca por criticar e podem dizer que tem vampiro ,mocinha e lobisomem com muito romantismo... Ué romantismo? Não adianta, não consigo gostar... Sabem por que? Porque é descartável e com uma exploração de peitoris e mais peitoris, um recurso para atrair as menininhas adolescentes e provocar nelas o desejo sexual, além de lutas e mais lutas intermináveis, ao estilo Karatê Kid com outra roupagem, mas querendo que a porrada coma solta... Essa é uma fórmula de conquistar os homens ou melhor a garotada do tipo Clube do Guri... (Nossa!!! Lembrando desse programa dou uma super bandeira das minhas décadas..ui..ui)

Amo romance e vocês sabem disso, o problema é que para ser sincera e resumir tudo, acho que poderiam ser feitos vários filmes super legais para um público que gosta de um gênero mítico, mas infelizmente as tentativas, como tudo hoje em dia, vão para o descartável e nós que soframos com o apelo à violência e ao sexo sem contexto e muito fora do tom , que nos mostra que o poder de Hollywood está nas cifras e no faturamento.

Hoje sinto falta daqueles super filmes feitos com esmero tanto no texto como na escolha da trilha sonora, rico em detalhes, nos quais o autor queria provocar a plateia e nos fazia ir a um barzinho para discutirmos e darmos o nosso ponto de vista sobre esta ou aquela cena e de refletirmos durante dias a moral da história, mas não, infelizmente dá vontade de ir ao fast food , comer um sanduba qualquer ,voltar para casa e achar que o programa do Faustão tem muito conteúdo intelectual...

4 comentários:

  1. Concordo que esse gênero terror infantilóide irrita muito e de lascar...

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo,achei a trilogia maravilhosa...eu comprei pra minhas 2 filhas adolescentss e quem amou muito mais fui eu , burra velha,eu acho que temos que nos atualizar com novas tendências...

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Suzana tm razão é uma babaquice e do gênero terror agora Hollywood está , imaginem , imitando os horrendos japoneses.

    ResponderExcluir
  4. Não li os livros, mas vi o filme e adorei a história mamão com açúcar. O filme não é de terror nem tenta ser... Acho que toda adolescente tem desejos por vampiros, afinal eles são persoangens bem sedutores e é exatamente isso que nos faz ceder ao tão falado "beijo do vampiro". Drácula já tinha um romance, mas era com uma pegada mais dark, agora a ideia é mostrar um outro lado da historia. Nem todo ser humano igual, uns comem saladas, outros adoram churrasco, então por que os vampiros tem de ser iguais... Pode ser bobinho, concordo, mas é uma história que não apela para a violência e acho que dá aquela pitada boa de romantismo que falta nos dias de hoje.

    ResponderExcluir